O QUE É UM FAB LAB
Fab Lab é o componente de divulgação educacional do Centro para Bits e Átomos do MIT, uma extensão de sua pesquisa em fabricação digital e computação. Um Fab Lab é uma plataforma técnica de prototipação para inovação e invenção, provendo estímulo para empreendedores locais. Um Fab Lab é também uma plataforma para aprender e inovar: um lugar para brincar, para criar, para aprender, para orientar, para inventar. Para ser um Fab Lab é necessário conectar-se à comunidade global de aprendizes, educadores, tecnólogos, pesquisadores, makers e inovadores, uma rede de compartilhamento de conhecimento que alcança 30 países e 24 fusos horários. Porque todos os Fab Labs compartilham as mesmas ferramentas e processos, o programa é construir uma rede mundial, com uma rede de laboratórios para pesquisa e invenção.
Um Fab Lab é composto por fabricação de nível industrial e ferramentas eletrônicas, envolto por programas e softwares open source, escritos por pesquisadores do Centro para Bits e Átomos do MIT. Atualmente os Fab Labs incluem uma cortadora a laser que faz estruturas 2D e 3D, uma cortadora de vinil que plota em cobre para fazer antenas e circuitos flexíveis, uma fresadora CNC de alta precisão que faz placas de circuito e peças de precisão, uma fresadora CNC de grande formato para construir móveis, e um conjunto de componentes eletrônicos e ferramentas de programação de baixo custo para construção rápida e local de protótipos de circuitos. Originalmente desenhada para comunidades como plataformas de prototipagem para empreendedores locais, os Fab Labs estão crescentemente sendo adotados por escolas como sendo plataformas para projetos de educação baseados na metodologia STEM. Os usuários aprendem projetando e criando objetos de seu próprio interesse. Animados com a experiência de fazer alguma coisa eles mesmos, eles aprendem e ensinam uns aos outros, adquirindo conhecimento profundo sobre as máquinas, além das fronteiras entre o digital e o analógico. O CBA está traçando um planejamento de pesquisas que atravessa a fronteira da fabricação digital: de máquinas em Fab Labs que fazem coisas, para máquinas que fazem partes de outras máquinas, para máquinas que se auto reproduzem, para construir com materiais digitais, para materiais que são programáveis e podem se tornar partes. Enquanto progredimos por este caminho de pesquisas, o conhecimento e as boas práticas são disseminadas através da rede Fab Lab, transformando estes laboratórios nos mais avançados locais para pesquisa e desenvolvimento.os materiais, o processo de projetar, e toda a engenharia por trás da invenção e inovação. Nos ambientes educacionais, ao invés de seguir um currículo fixo, o aprendizado ocorre de forma autêntica e engajada em um contexto pessoal, no qual os estudantes passam pelo ciclo de imaginação, design, prototipação, reflexão e interação enquanto eles acham soluções para os desafios ou dão vida à suas ideias.
Como suporte para educação técnica avançada, e para prover um treinamento para novos Fab Lab Managers, o Fab Academy, um campus de educação técnica internacionalmente distribuído, emergiu do programa Fab Lab. O Fab Academy oferece instrução e coordena a investigação de mecanismos, aplicações e implicações da fabricação digital.
Além do Fab Academy, a rede colaborativa FabEd está sendo criada para prover suporte para educação formal e recursos para o desenvolvimento profissional de professores e educadores. A FabEd centraliza seus esforços, liderada pela Fab Foundation e o TIES (Teaching Institute for Excellence in STEM), para construir e dar suporte ao movimento de fabricação digital aplicado a educação formal. Nós queremos manter a magia e alegria do que a fabricação digital e colocar a mão na massa trazem de benefícios e, fazer disso parte do aprendizado.
Os Fab Labs estão muito alinhados com o Centro para Bits e Átomos do MIT, onde a pesquisa numa geração avançada de ferramentas e software, assim como fluxos de fabricação.
O QUE QUALIFICA UM FAB LAB?
As quatro qualidades e requisitos listados abaixo criam um ambiente propício a que chamamos de Fab Lab. Se o seu laboratório atende a todos esses critérios, “Seja bem-vindo!” Se você achar que está em sincronia com a forma e o espírito Fab Lab, utilize o nosso logotipo em seus esforços de angariação de fundos, e nos mantenha informados sobre o seu progresso. Por favor, registre seu laboratório no mapa do mundo aqui neste site. Aqui estão os critérios que atualmente são utilizados para definir um Fab Lab:
- Em primeiro lugar, o acesso público ao Fab Lab é essencial. Um Fab Lab deve democratizar o acesso às ferramentas para a expressão pessoal e de invenções. Assim, um Fab Lab deve ser aberto ao público gratuitamente ou em espécie de serviço / permuta, pelo menos, parte do tempo a cada semana, o que é essencial.
- Os Fab Labs devem apoiar e seguir a Carta Fab Lab (Fab Charter): fab.cba.mit.edu/about/charter/
- Os Fab Labs tem que compartilhar um conjunto comum de ferramentas e processos. Um laboratório de prototipagem não é o equivalente a um Fab Lab. Uma impressora 3D não é um Fab Lab. A ideia é que todos os laboratórios possam compartilhar conhecimentos, projetos e colaborar através de fronteiras internacionais. Se eu fizer alguma coisa em Boston e lhe enviar os arquivos e a documentação, você deve ser capaz de reproduzi-lo em qualquer outro Fab Lab, sem grandes esforços. Se eu entro em um Fab Lab na Rússia, eu deveria ser capaz de fazer as mesmas coisas que eu posso fazer em Nairobi, Cidade do Cabo, Delhi, Amsterdã ou Boston. As máquinas e materiais críticos são identificados nesta lista: Fab Lab Inventory e há também uma lista de software open source e freeware que usamos online (incorporada no Fab Academy Modules). Mas, essencialmente, são os processos, os códigos e as capacidades que são importantes. Então você quer uma cortadora a laser para fabricação de projetos 2D/3D, uma fresadora de alta precisão para fazer circuitos e moldes para fundição, uma cortadora de vinil para fazer circuitos flexíveis, um bancada de eletrônica sofisticada o bastante para prototipagem de circuitos e programação de microcontroladores, e se você puder eventualmente, encontrar os fundos, você vai querer uma fresadora CNC de grande porte para aplicações em móveis e habitações em madeira. Também entram as impressoras 3D de baixo custo, porém com resolução e robustez suficientes, a mais atual recomendada está listada no inventário.
- Os Fab Labs devem participar da rede de Fab Labs global, ou seja, você não pode isolar-se. Todo o conceito Fab Lab é sobre ser parte de uma comunidade global, de compartilhamento de conhecimento. A videoconferência pública é uma maneira de se conectar. Participar do encontro anual Fab Lab é outra. Colaboração e parceria com outros laboratórios da rede sobre os workshops, desafios ou projetos, é uma outra maneira. Participar do Fab Academy ainda é uma outra maneira.
O QUE É FAB FONDATION?
Formada em 2009 para facilitar e apoiar o crescimento da rede Fab Lab internacional, bem como o desenvolvimento das organizações de capacitação regionais. A Fab Foundation é uma organização sem fins lucrativos, que surgiu a partir do programa Fab Labs do Centro para Bits e Átomos, no MIT. A sua missão é proporcionar acesso às ferramentas, ao conhecimento e aos meios financeiros para educar, inovar e inventar usando a tecnologia e fabricação digital para permitir que qualquer pessoa possa fazer (quase) qualquer coisa, e, assim, criar oportunidades para melhorar a vida e o sustento de todo o mundo. Organizações comunitárias, sem fins lucrativos e instituições educacionais são os nossos principais beneficiários.
Os programas da Fab Foundation são divididos e direcionados para: a educação (.edu), construção organizacional capacidade e serviços (.org), e oportunidade de negócio (.com). Para saber mais, acesse: Fab Foundation
COMO ABRO UM FAB LAB?
Com muita força de vontade, espaço, máquinas e amigos.
O que tem um fab lab?
Os Fab Labs dispõem de um conjunto de equipamentos em evolução e com capacidade para fazer (quase) qualquer coisa, permitindo que pessoas e projetos sejam partilhados
O que permite fazer a rede de Fab Lab?
Apoio operacional, educativo, técnico, financeiro e logístico, para além do que está disponível num lab.
Quem pode usar um laboratório de fabricação?
Os Fab Labs estão disponíveis como um recurso da comunidade, oferecendo acesso aberto para indivíduos, bem como acesso agendado para programas.
Quais são as suas responsabilidades?
- Segurança: não ferir pessoas nem danificar máquinas
- Operações: apoiar na limpeza, manutenção e melhoria do lab
- Conhecimento: contribuir para a documentação e educação
Quem é o dono das invenções nos Fab Lab?
Projetos e processos desenvolvidos em Fab Lab podem ser protegidos e vendidos como o inventor escolher, no entanto, deve permanecer disponível para uso e aprendizagem pelos outros.
Como é que as empresas podem utilizar um Fab Lab?
As atividades comerciais podem ser prototipadas e incubadas num Fab Lab, mas não devem entrar em conflito com outras utilizações, devem evoluir para além do Fab Lab, em vez permanecerem dentro do laboratório e espera-se que beneficiem os inventores, labs e redes que contribuem para o seu sucesso.